Rios Blumenau

Blumenau está localizada, na sua maior parte, na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu que tem uma extensão de cerca de 15.000 km2. No município existem muitos corpos hídricos menores cujo volume de água é inferior a de um rio. Estes são conhecidos por ribeirões e córregos que no passado serviram à população como fonte de captação de água para o consumo próprio, às lavouras e os rebanhos. Devido sua importância tornaram-se marcos naturais de referência de nosso município e entre eles podemos citar:

  • Ribeirão Garcia: formado pelas águas dos ribeirões Araranguá, da Glória, Fresco, Gwrewsmuehl, Belo Horizonte, Jordão, Kiloba, Minas de Prata, e os córregos Encanto, Kroberger e Gebien.
  • Ribeirão da Velha: Formado pelo ribeirão da Velha Central, do Gato, do Cego e o Córrego Jararaca.
  • Ribeirão Itoupava: Tem como afluentes o ribeirão Fidelis, Fiedler, Carolina, Itoupava Alta, Rothers e os córregos Tatutiba Um, Jensen, Tatutiba Três e Tatutiba Quatro.
  • Ribeirão do Testo: É formado pelos afluentes do ribeirão Chelter e o Luebke.
  • Ribeirão Salto do Norte: Tem como afluentes o ribeirão Kellermann e Fortaleza.
  • Incluem-se, ainda, outros afluentes como os ribeirões Bom Retiro, Passo Manso, Ribeirão Branco e os córregos do Macaco e Salto Weissbach.

Os principais afluentes do rio Itajaí-Açu, no município de Blumenau são os Ribeirões Garcia, da Velha, Itoupava, do Testo e Salto do Norte. Outros menores são os Ribeirões Bom Retiro, Fortaleza, Passo Manso e Branco, e os Córregos do Macaco e do Salto Weissbach.

Na Região Norte do município, no Distrito de Vila Itoupava, as águas provenientes dos ribeirões: Sarmento, Saxônia, Fundo Sete, Itoupava Rega, Areia, Braço do Sul Central e Tifa da Banana escoam em direção ao Rio Massaranduba, já os ribeirões Braço do Sul Grande, Braço do Sul do Treze de Maio e o córrego Fundo Kilian lançam suas águas no Rio Treze de Maio e, estes por sua vez, correm dentro da bacia hidrografia do Rio Itapocu que abrange os municípios de Corupá, Schroeder, Guaramirim, Treze de Maio, Massaranduba e Jaraguá do Sul, cuja bacia tem a sua foz localizada em Barra Velha, município do litoral Norte de Santa Catarina.