Índice de Qualidade da Água

O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation. A partir de 1975 começou a ser utilizado pela CETESB/SP (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Nas décadas seguintes, outros Estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país.

Os índices de qualidade das águas são úteis quando existe a necessidade de sintetizar a informação sobre vários parâmetros físico-químicos, visando informar o público leigo e orientar as ações de gestão da qualidade da água. Entre as vantagens do uso de índices destacam-se a facilidade de comunicação com o público não técnico e o fato de representar uma média de diversas variáveis em um único número. Em contrapartida, a principal desvantagem consiste na perda de informação das variáveis individuais e da interação entre elas.

O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade de águas doces superficiais visando seu uso para o abastecimento público, após o devido tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos.

A criação do IQA baseou-se numa pesquisa de opinião junto a especialistas em qualidade de águas, que indicaram as variáveis a serem avaliadas, o peso relativo e a condição com que se apresenta cada parâmetro, segundo uma escala de valores “rating”. Das 35 variáveis indicadoras de qualidade de água inicialmente propostos, somente nove foram selecionados. Para estes, a critério de cada profissional, foram estabelecidas curvas de variação da qualidade das águas de acordo com o estado ou a condição de cada parâmetro. Estas curvas de variação, sintetizadas em um conjunto de curvas médias para cada parâmetro, bem como seu peso relativo correspondente.

Intervalo de variação do IQA
Parâmetros Peso
Oxigênio dissolvido 0,17
Coliformes termotolerantes 0,15
Potencial hidrogeniônico - pH 0,12
Demanda bioquímica de oxigênio 0,10
Temperatura da água 0,10
Nitrogênio total 0,10
Fósforo total 0,10
Turbidez 0,08
Sólidos totais 0,08

O IQA é calculado pelo produtório ponderado das qualidades de água correspondentes às variáveis que integram este índice. A partir do resultado, definem-se os níveis de qualidade do corpo da água (péssima a ótima) relacionando um intervalo de variação do IQA (0 a 100) e uma cor de referência.

Variáveis indicadoras de qualidade de água
IQA Valor
Ótima 80 ≤ IQA ≤ 100
Boa 52 ≤ IQA < 80
Aceitável 37 ≤ IQA < 52
Ruim 20 ≤ IQA < 37
Péssima 0 ≤ IQA < 20