FIESC - Federação das indústrias de Santa Catarina SENAI - A indústria do conhecimento
Esqueci minha senha

Rede de Bibliotecas SENAI

O SENAI possui uma Rede de Bibliotecas conectadas ao Sistema Pergamum - um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas que funciona de forma integrada, possibilitando a todos os colaboradores e alunos da Indústria do Conhecimento a realização de pesquisas, em qualquer unidade da Rede, via internet.

Acesse o link e veja como funciona a Rede de Bibliotecas SENAI – um sistema organizado que amplia e dissemina o conhecimento:

Consulta ao acervo

Serviços

Consulta

  • Consulta local: A consulta ao material bibliográfico é de livre acesso, podendo ser consultados pela comunidade estudantil e o público em geral.
  • Consulta online: Acesso à base de dados do acervo, na qual podem ser consultados todos os materiais disponíveis na biblioteca local ou em outras bibliotecas da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC, que reúne os registros de informação sobre cada material, permitindo a recuperação e localização dos mesmos.
  • Consulta a outras Bases de Dados: Acesso a outras bases de dados on-line, nacionais e internacionais.
  • Consulta à Internet: Acesso à rede mundial de computadores.

Como fazer uma consulta ao catálogo do SENAI/SC no Sistema Pergamum

  1. Entre no site http://biblioteca.sc.senai.br
  2. A pesquisa default é a Pesquisa geral, caso queira pode ser selecionado outro tipo de pesquisa;
  3. Clique na caixa de texto e digite o termo para a pesquisa;
  4. Clique em "+ Biblioteca" para selecionar a biblioteca onde quer que seja efetuada a pesquisa;
  5. Se desejar, selecione o tipo de obra a ser pesquisado, no campo "+ Tipos de Obras", ou então apenas marque o item "TODOS";
  6. Se desejar, preencha o ano de publicação;
  7. Selecione a opção "Palavra" (e busca "livre") para combinar palavras do título com autor ou com assunto (termo livre), ou selecione a opção "Índice" para pesquisar termo específico;
  8. Selecione na opção de "Busca" (Título, Assunto, Autor ou Livre) onde você deseja que o termo digitado seja pesquisado;
  9. Selecione na opção "Ordenação" (Título, Ano de publicação, Código do acervo, Tipo de obra, Idioma, Descrição física) a forma que você deseja que o resultado da pesquisa apareça;
  10. Selecione a quantidade de registros que a busca deverá trazer por página;
  11. Clique em Pesquisar;
  12. Clique no título do material desejado;
  13. Na pasta "Exemplares" verifique se o material está disponível no acervo;
  14. Anote o número de chamada que aparece ao lado de "Localização na estante" para localizar o material na estante;
  15. Na pasta "Referência" verifique a referência bibliográfica do material pesquisado conforme a norma NBR 6023 da ABNT;
  16. Na pasta "Reserva" você pode realizar a reserva do material desejado se o mesmo estiver emprestado. Só poderá ser efetuada a reserva de material da biblioteca na qual o usuário está vinculado. Para reserva de materiais de outras bibliotecas, deverá consultar o bibliotecário.

Empréstimo

  • Empréstimo local: Empréstimo de materiais para uso nas dependências da escola.
  • Empréstimo domiciliar: Retirada de material bibliográfico e/ou multimeio mediante a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil. Esta modalidade de empréstimo é exclusiva aos usuários que possuem vínculo com o SENAI de acordo com sua categoria conforme Regulamento da Biblioteca. O atraso na devolução dos materiais emprestados implicará na cobrança de multa por obra e por dia de atraso.
  • Empréstimo inter-bibliotecas: Empréstimo de material bibliográfico disponível em outras bibliotecas da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC. Este serviço deve ser solicitado por meio do preenchimento do formulário de solicitação de empréstimo entre bibliotecas. O usuário deve fazer a pesquisa no acervo e anotar os dados necessários do material a ser solicitado. O pedido passará por uma análise, podendo ou não ser aceito, conforme a disponibilidade do material na biblioteca de origem. Caso o pedido seja aceito, o material solicitado chegará num prazo de uma semana e deverá ser devolvido conforme data estipulada pela biblioteca de origem.

A quantidade de material a ser retirado e os prazos de empréstimo deverá, dentre as diversas categorias, respeitar o regulamento da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC.

Como verificar a data da devolução do material

  1. Acesse o site http://biblioteca.sc.senai.br
  2. Clique em "Acesso Usuário";
  3. No campo "Código" e "Senha", digite o seu código de acesso (código de barras da carteira de estudante) e senha de empréstimo;
  4. Clique em material pendente;
  5. Os materiais pendentes serão apresentados, com as respectivas datas de devolução.

Solicitação de empréstimo entre Bibliotecas do SENAI/SC

O Empréstimo Interbibliotecas oferecido pela Rede de Bibliotecas do SENAI/SC consiste no empréstimo de materiais pertencentes ao acervo das bibliotecas do SENAI/SC.

O processo de empréstimo nesta categoria é realizado mediante solicitação de um usuário à distância à sua unidade local, sendo intermediada entre bibliotecários das unidades envolvidas.

O atendimento às solicitações de empréstimo interbibliotecas será realizado conforme disponibilidade do material, a critério da Biblioteca atendente e seguem o regulamento da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC.

Os prazos de empréstimo nesta modalidade, bem como a sua renovação, ficam à critério da unidade atendente, levada em consideração a demanda para o material solicitado.

No caso de atraso na devolução, a multa será gerada independente da categoria de usuário, sendo que o valor deverá ser cobrado pela Biblioteca atendente, e a multa transferida para a Biblioteca de origem do material, conforme normas do Setor Financeiro.

Para solicitar um material de outra biblioteca entre em contato com a biblioteca de sua escola.

Reserva de Material

As obras disponíveis para empréstimo, podem ser reservadas diretamente no Sistema Pergamum, na biblioteca ou pela Internet. O usuário só poderá reservar material da biblioteca local. Este material ficará na reserva por 24 horas, a partir da liberação do mesmo.

Como fazer uma reserva de material

A reserva de material para empréstimo será realizada pelo próprio usuário, via internet, desde que:

  • O título não esteja disponível na Biblioteca para empréstimo;
  • O título pertencer à Biblioteca/Unidade do solicitante;
  • O título não esteja emprestado ao solicitante;
  • O usuário solicitante não esteja em débito com a Biblioteca.
  1. Acesse o site http://biblioteca.sc.senai.br
  2. Faça sua pesquisa normalmente, clicando sobre o material desejado;
  3. Selecione a pasta "Reserva";
  4. Digite seu código (código de barras da carteirinha) e senha de acesso;
  5. Selecione a biblioteca desejada;
  6. Clique em "Confirmar".

Renovação de Material Emprestado

O usuário que possui material emprestado pode renovar o empréstimo, quantas vezes forem possíveis, conforme disponibilidade do mesmo, pela internet ou nos terminais da biblioteca.

Como renovar o empréstimo de um material

A renovação só poderá ser efetuada quando o material estiver dentro do prazo de devolução, não estiver reservado e não for empréstimo especial. Caso o sistema não esteja disponível ou ocorra algum problema que impossibilite a utilização deste recurso, o usuário deverá renovar o material de maneira presencial, na biblioteca relacionada.

  1. Acesse o site http://biblioteca.sc.senai.br
  2. Clique em "acesso usuário";
  3. No campo "Código" e "Senha", digite o seu código de acesso (código de barras da carteirinha) e senha;
  4. Clique na opção "Renovação";
  5. Escolha o título a ser renovado;
  6. Clique no ícone "Renovar";
  7. Não esqueça de anotar a nova data de devolução.

Visita orientada para estudantes e colaboradores

Para recepção e integração do usuário à biblioteca, o SENAI/SC dispõem de um programa de visitas orientadas e treinamentos, como: orientação quanto ao uso da biblioteca e os serviços disponíveis; orientação para utilização do Sistema Pergamum, incluindo os procedimentos de consulta, localização da obra na estante, empréstimo, renovação, reserva e outros; apresentação do Regulamento da Biblioteca e Guia de acesso ao Sistema Pergamum. As visitas podem ser em turmas e acompanhadas por um professor, mediante agendamento e os treinamentos específicos serão programados pela Coordenação da Biblioteca.

Exposição de publicações

Exposição das publicações adquiridas por compra ou doação, na própria biblioteca, com o objetivo de divulgar as novas obras adicionadas ao acervo.

Orientação na pesquisa bibliográfica

O usuário que tiver dificuldades na localização de materiais bibliográficos poderá solicitar o auxílio do bibliotecário responsável, nos horários de atendimento da biblioteca.

Comutação bibliográfica

Para solicitar artigos de periódicos, capítulos de livros, sumários e outros documentos, o usuário deve solicitar ao bibliotecário responsável, a qual irá preencher um formulário e encaminhar a solicitação à instituição responsável. Este serviço será cobrado de acordo com o documento solicitado.

Organização do acervo

A Rede de Bibliotecas do SENAI/SC possui um acervo que abrange todas as áreas do conhecimento sendo ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal Universal – CDU que divide o conhecimento humano em 10 grandes classes.

As classes principais são:

  1. Generalidades. Informação. Organização.
  2. Filosofia. Psicologia.
  3. Religião. Teologia.
  4. Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.
  5. Classe vaga.
  6. Matemática e Ciências Naturais.
  7. Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
  8. Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
  9. Linguagem. Linguística. Literatura.
  10. Geografia. Biografia. Historia.

O número de Classificação Decimal Universal – CDU acrescido ao número de notação de autor, que é alfanumérico, corresponde ao número de chamada.

É com o número de chamada que são identificados os materiais da biblioteca. Estes podem estar em etiquetas afixadas na lombada dos materiais do acervo.

O acervo é constituído por obras circulantes e obras não circulantes.

  • Obras circulantes são aquelas que estão à disposição para empréstimo domiciliar.
  • Obras não circulantes são aquelas que têm seu uso restrito à consulta local (obras raras ou valiosas, enciclopédias, catálogos, dicionários, índices, normas, obras muito consultadas, ou outras a critério da Biblioteca).

O acervo é composto por:

  • Coleção de Referência: obras destinadas a dar suporte informacional para pesquisa documental;
  • Coleção Didática: obras destinadas ao aprendizado do conteúdo das disciplinas dos cursos oferecidos pela Unidade (livros-texto, manuais, apostilas e outros);
  • Coleção Informativa, de consulta e estudo: também chamada de coleção básica e/ou corrente, fundamenta a pesquisa e o ensino (livros, normas técnicas, material audiovisual, periódicos, multimeios e outros);
  • Coleção Institucional: formada por materiais referentes à memória institucional do SENAI/SC (relatórios, material didático, fotografias, vídeos, filmes, obras raras).

Regulamento

O Regulamento da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC está abaixo disposto para leitura e/ou impressão.
Baixar arquivo

Como ler aquivos PDF em seu computador?

Para visualizar arquivos PDF, basta obter o programa Adobe Acrobat Reader gratuitamente no site da Adobe e instalar no seu computador.

Clique aqui para fazer o download do instalador.

Guia de acesso ao Sistema Pergamum

O Guia de acesso ao Sistema Pergamum está abaixo disposto para leitura e/ou impressão.
Baixar arquivo

Como ler aquivos PDF em seu computador?

Para visualizar arquivos PDF, basta obter o programa Adobe Acrobat Reader gratuitamente no site da Adobe e instalar no seu computador.

Clique aqui para fazer o download do instalador.

Contatos das bibliotecas

PAINEL DE BUSCA
Cursos
Aprendizagem Qualificação/Aperfeiçoamento
Ensino Médio Técnico Superior Pós-Graduação
Refine a sua busca
Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação Consultoria Especializada





Serviços Laboratoriais Encontre o SENAI perto de você

Selecione seu município de interesse em Santa Catarina e veja qual é o SENAI mais próximo:



Balneário Camboriú Blumenau Brusque Caçador Canoinhas Capinzal Capivari de Baixo Chapecó Concórdia Criciúma Florianópolis Indaial Itajaí Jaraguá do Sul Joinville Lages Luzerna Mafra Pomerode Rio do Sul Taió São Bento do Sul São João Batista São José São Lourenço do Oeste São Miguel do Oeste Tijucas Tubarão Videira Xanxerê Schoreder Timbó Palhoça Curitibanos Campos Novos Fraiburgo Guaramirim Itapiranga Otacílio Costa Seara Rio Negrinho Pinheiro Preto Porto União Xaxim Joaçaba Ituporanga São Francisco do Sul

REDES SOCIAIS Twitter Youtube RSS Facebook

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga nº 2765. Itacorubi,
CEP: 88034-000 - Florianópolis / SC - Brasil.   ver mapa

Fone: (48) 3231-4100 / Fax: (48) 3334-1578
linha melhores empresas para trabalhar