FIESC - Federação das indústrias de Santa Catarina SENAI - A indústria do conhecimento
Esqueci minha senha

CONSULTORIA EM GESTÃO

Idéias práticas de competitividade e resultados.

A experiência no apoio às indústrias, que acontece desde 1954, credencia o SENAI como a principal e mais importante referência em gestão empresarial de Santa Catarina. Descubra como essa consultoria se encaixa na sua empresa explorando o 'painel de busca'!

















ÁREAS DE ATUAÇÃO

    Alinhamento aos modelos de excelência
  • Avaliação e Adequação ao Modelo de Excelência em Gestão (PNQ, MCE, Gespública e outros)
    O que é / Objetivos:
    Prestar serviços de consultoria para realização de diagnóstico do modelo de gestão da organização, avaliando e sugerindo a sua adequação aos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade, nas categorias Gestão para Excelência (1000 PONTOS), Rumo à Excelência (500 pontos) ou Compromisso com a Excelência (250 pontos).
    Benefícios para a Empresa:
    • Líderes e colaboradores sensibilizados e envolvidos na mobilização da empresa com a excelência na gestão
    • Alinhamento da gestão da empresa aos critérios de excelência dos prêmios Nacional ou Estadual ou Setorial.
    • Aumento da competitividade da empresa com a adoção do modelo de gestão baseado nos critérios de excelência (FNQ), mundialmente reconhecidos e aplicados.
    • Se premiada, reconhecimento junto a comunidade e clientes de seu compromisso com a excelência na gestão.
    Resultados Esperados:
    • Relatório de Avaliação com pontos fortes, oportunidades para melhoria e pontuação adequados às categorias Gestão para Excelência ou Rumo à Excelência ou Compromisso com a Excelência.
    • Plano de Ação visando atender as oportunidades para melhoria, constantes do relatório de avaliação
  • Auditor Interno da Qualidade ISO 9001:2008
    O que é / Objetivos:
    Preparar os profissionais para atuarem como auditores internos de sistemas da qualidade ou para efetuarem a implantação de um sistema de auditorias internas da qualidade como base nas normas ISO 9000:2000
    Benefícios para a Empresa:
    • Aumenta a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos;
    • Amplia as possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais;
    • Atende a exigência de países importadores;
    • Aumenta a competitividade da empresa;
    • Atende a legislação em vigor;
    • Avalia os resultados apresentados pela auditoria interna do plano APPCC de forma consistente e coerente;
    • Atende às expectativas do mercado;
    • Aumenta a produtividade, controle de desperdícios, organização e limpeza;
    • Reduz os custos operacionais, as perdas de matérias-primas e produtos;
    • Maior credibilidade junto ao cliente – marketing para a empresa;
    • Maior satisfação do consumidor.
    Resultados Esperados:
    Proporcionar maior confiança ao gerenciamento.
    Proporcionar maior confiança para os clientes.
    Facilitar a comunicação entre as várias partes da empresa.
    Identificar problemas operacionais.
    Proporcionar oportunidades de melhorias.
    Realimentar o sistema através de ações corretivas e preventivas.
  • Implantação da Norma ABNT NBR ISO 22.000:2006
    O que é / Objetivos:
    É uma norma internacional de gestão de sistemas de segurança de alimentos. Os objetivos da norma a comprovação de que o alimento estará seguro no momento do consumo pelo homem, demonstrar conformidade com requisitos estatutários, melhorar a comunicação da empresa com consumidores e clientes em assuntos relacionados a segurança de alimentos, assegurar que a organização está de acordo com a política de segurança de alimentos, demonstrar conformidade às partes interessadas e procurar certificação ou registro por organização externa ou fazer a auto-declaração de conformidade
    Benefícios para a Empresa:
    - Aumento da produtividade com a otimização dos processos e recursos envolvidos, reduzindo o desperdício e aumentando a segurança através da aplicação de mecanismos de controle eficientes;
    - Incremento na consciência e comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa e princípios da segurança de alimentos;
    - Aumento da satisfação do consumidor;
    - Criação ou melhoria dos mecanismos de rastreabilidade dos produtos, insumos e ingredientes ao longo de toda cadeia produtiva, garantindo maior confiabilidade e controle dos recursos;
    - Diminuição dos problemas de interface nos elos da cadeia produtiva.
    Resultados Esperados:
    • Certificação de produto ou processo em conformidade com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 22000: 2006;
    • Maior competitividade da empresa;
    • Garantia da produção de alimentos seguros à saúde do consumidor;
    • Planejamento, implementação e verificação do sistema de gestão de segurança de alimentos.
  • Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios de Ensaios e Calibração pela Norma NBR IEC 17.025
    O que é / Objetivos:
    É uma norma que estabelece a competência de laboratórios de ensaios e calibração em realizar ensaios a nível de qualidade internacional, rastreável aos padrões e confiável quanto aos resultados analíticos. O objetivo é estabelecer um sistema de gestão das atividades laboratoriais, permitindo acreditação do Laboratório e o incorporando a Rede Brasileira de Ensaios e Calibração. O sistema de gestão da qualidade qualifica o conjunto de práticas laboratoriais, tendo em vista resultados analíticos confiáveis. Os requisitos de competência são das ordens administrativa e técnica, elevando o gerenciamento de coleta e preservação de itens de ensaio, métodos de ensaios, calibração de instrumentos e manutenção de equipamentos e garantia da qualidade de resultados
    Benefícios para a Empresa:
    • Aumento da confiabilidade e rastreabilidade dos resultados laboratoriais aos padrões nacionais de metrologia;
    • Aumenta o credenciamento do laboratório em operar de acordo com os sistemas de qualidade que estejam em conformidade com a NBR ISO 9001:2000;
    • Viabiliza a competência do laboratório para produzir dados e resultados tecnicamente válidos, independente da utilização de métodos analíticos;
    • Qualifica o laboratório a operar de acordo com a Rede Brasileira de Ensaios e Calibração;
    • Permite a agregação de métodos não normalizados, desenvolvidos pelo próprio laboratório, utilização e aceitação nacional dos procedimentos;
    • Aumenta a segurança e a operação das atividades laboratoriais pela definição de recursos necessários;
    • Amplia o atendimento a clientes de grandes exigências, com requisitos da qualidade elevados;
    • Reduz os custos operacionais com perdas de insumos e manutenção regular;
    • Aumenta a produtividade laboratorial, o controle de desperdícios e a organização e limpeza de ambientes;
    • Melhor atendimento e gerenciamento das necessidades de qualificação e habilidades dos técnicos de laboratório
    • Maior satisfação de usuários internos;
    Resultados Esperados:
    • Resultados analíticos confiáveis e rastreáveis aos padrões nacionais;
    • Credenciamento do Laboratório a atuar de acordo com a Rede Brasileira de Calibração;
    • Comprovação por meio de documentação técnica necessária, que determina confiança no procedimento analítico;
    • Permite comparações intra e interlaboratoriais, oferecendo parâmetros de comparação e mecanismos de superação de problemas;
    • Redução de custos operacionais com a gestão laboratorial;
  • Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade – NBR ISO 9001
    O que é / Objetivos:
    Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade – NBR ISO 9001
    Benefícios para a Empresa:
    • Amplia as possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais;
    • Aumenta a competitividade da empresa;
    • Atende às expectativas do mercado;
    • Maior credibilidade junto ao cliente – marketing para a empresa;
    • Maior satisfação do consumidor;
    • Avaliação de desempenho dos produtos e processos;
    • Redução de custos;
    • Melhoria da produtividade.
    Resultados Esperados:
    • Proporcionar a empresa condições para obtenção de certificação dos processos com base na norma;
    • Sistematização dos processos através da padronização das atividades produtivas;
    • Ampliar diferenciais de venda;
    • Melhorar qualificação de seus colaboradores;
    • Avaliação de seus fornecedores.
  • Implementação do SiAC - Execução de Obras de Edificações
    O que é / Objetivos:
    O SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil) tem como objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil, visando contribuir para a evolução da qualidade no setor. A metodologia de implementação deste sistema consiste na criação de procedimentos e condução de ações, que se iniciam com a análise da situação atual da empresa, partindo então para atividades de treinamento e implementação de planos de ação, com base nos requisitos do SiAC.
    Benefícios para a Empresa:
    • Estruturação do Sistema de Qualificação, enfatizando os valores dos clientes;
    • Melhoria na organização do canteiro;
    • Identificação e padronização dos processos relacionados ao produto final;
    • Aumento da produtividade e competitividade;
    • Minimização dos custos da não-qualidade;
    • Redução do desperdício;
    • Melhoria de processos.
    Resultados Esperados:
    • Padronização e organização dos processos;
    • Estabelecimento de uma cultura para a qualidade na empresa;
    • Preparação para as auditorias no SiAC;
    • Contínuo aprimoramento da qualificação dos colaboradores;
    • Melhoria contínua das rotinas implementadas;
    • Melhoria contínua dos índices de qualidade da empresa.
  • Marcação CE
    O que é / Objetivos:
    É uma metodologia que inclui identificação das diretivas européias associadas ao produto a ser comercializado na Comunidade Européia e posterior orientação para as adequações de produto e sistema de gestão às normas harmonizadas e respectivas diretivas.
    Benefícios para a Empresa:
    • Adequação do produto conforme a marca oficial exigida pela Comunidade Européia para comercialização destes;
    • Atendimento as exigências de países importadores de outras regiões do mundo;
    • Atendimento da legislação (INMETRO) em vigor no Brasil;
    • Maior credibilidade junto ao cliente – marketing para a empresa;
    • Maior segurança e satisfação do consumidor;
    • Aumento da competitividade da empresa;
    Resultados Esperados:
    • Certificação de produtos com marca CE;
    • Certificação do sistema de gestão da qualidade, conforme o tipo de marcação CE;
    • Abertura do mercado da Comunidade Européia;

    Gestão de Pessoas
  • Avaliação de Competências
    O que é / Objetivos:
    Avaliar as competências dos colaboradores a partir do perfil definido, aumentado a eficácia do processo de levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento, eliminando a subjetividade na definição das capacitações a serem aplicadas e podendo servir de base para remunerações vaiáveis.
    Benefícios para a Empresa:
    • Otimização do tempo e dos recursos investidos em treinamentos;
    • Mapeamento das competências internas;
    • Visão específica para cada avaliado;
    • Promoções mais objetiva e fundamentada;
    • Facilidade em feedback;
    • Motivação dos colaboradores;
    • Desenvolvimento de uma cultura voltada à qualificação por parte do colaborador
    Resultados Esperados:
    • Levantamento das necessidades de treinamento;
    • Maior eficácia no processo de treinamento com redução de custos;
    • Visão das potencialidades existentes
  • Implementação do Programa de Equipes de Melhorias Contínua
    O que é / Objetivos:
    É uma metodologia de implantação, gerenciamento e acompanhamento de um programa de equipes de melhorias contínuas, em atendimento às normas do sistema de gestão da qualidade.

    A consultoria transfere o domínio de metodologias de análise e solução de problemas em processos e produtos, formando grupos de melhoria em diferentes níveis hierárquicos da organização, em atendimento às políticas organizacionais e modelos de gestão da excelência. O objetivo do trabalho é a busca da melhoria contínua em processos produtivos e produtos, por meio da administração participativa de funcionários de diferentes níveis e setores organizacionais. A metodologia implanta o programa de gestão participativo, criando procedimentos com regras e critérios de gestão. Ao mesmo tempo, qualifica as primeiras equipes em metodologia de análise e solução de problemas. Os resultados são visíveis em inovações de produtos e redução de custos operacionais.
    Benefícios para a Empresa:
    • Inserção da cultura da inovação e da melhoria contínua nos processos produtivos e produtos;
    • Aumento da competitividade da organização, por meio de produtos inovadores a preços competitivos;
    • Redução das resiliências em comportamentos e estruturas institucionais na renovação de mix de produtos e contribuição funcional;
    • Aumento do comprometimento individual de funcionários no atingimento de objetivos e metas organizacionais;
    • Viabiliza o cumprimento com requisitos da qualidade, por meio da participação dos quadros funcionais e lideranças;
    • Aumenta a possibilidade de satisfação de clientes com produtos renovados, a custos competitivos e prazos de atendimento;
    • Aumento da satisfação de funcionários pela esforço individual e as condições ambientais de trabalho.
    Resultados Esperados:
    • O valor da cultura da melhoria contínua aplicado aos sistemas produtivos e da qualidade, com a contribuição participativa de funcionários e lideranças;
    • Produtos mais competitivos no segmento de mercado e controle dos procedimentos e processos produtivos;
    • Redução dos custos operacionais em produtos, serviços e atividades agregadas;
    • Satisfação de clientes, fornecedores, prestadores de serviços e funcionários com os processos produtivos e seus produtos;
  • Plano de Cargos e Salários
    O que é / Objetivos:
    A implantação do Plano de Cargos e Salários objetiva prever qualitativa e quantitativamente os recursos humanos da Organização, delimitando as atividades e competências necessárias para cada cargo, mediante uma estrutura salarial que oportunize remunerações capazes de oferecer continuada estimulação aos colaboradores.
    Benefícios para a Empresa:
    - Possibilidade de concessão de aumentos salariais / promoções de forma mais racional.
    - Correções de distorções salariais.
    - Transformação da Remuneração em algo que efetivamente motive os funcionários.
    - Estabelecimento de um canal de comunicação com os funcionários, conscientizando-os dos critérios adotados, buscando um maior comprometimento.
    - Elevação da satisfação / motivação das pessoas com reflexos na qualidade e produtividade.
    - Subsídios no processo de recrutamento e seleção.
    - Atendimento a requisitos de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9000, auditorias de clientes, etc.).
    - Subsídios para o levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento.
    Resultados Esperados:
    - Levantamento e descrição de todos os cargos envolvidos de maneira padronizada.
    - Equipe do projeto treinada na metodologia utilizada.
    - Plano de Cargos e Salários implementado em toda a Empresa.
  • Programa de Participação nos Resultados
    O que é / Objetivos:
    A implantação do PPR oportuniza a participação dos trabalhadores nos resultados da organização, como instrumento de integração entre capital e o trabalho, e como incentivo à produtividade. Objetiva incentivar e motivar os empregados a trabalharem na busca contínua de resultados pré-estabelecidos.
    Benefícios para a Empresa:
    - Aumento da conscientização e do comprometimento dos colaboradores por meio da comunicação dos resultados;
    - Aumento da satisfação e motivação dos colaboradores;
    - Incremento da integração entre os colaboradores e a empresa, e entre os níveis hierárquicos;
    - Contribuição para a retenção dos talentos;
    - Otimização do resultado financeiro com ênfase no aumento da rentabilidade e continuidade da empresa;
    - Alcance das expectativas dos clientes;
    - Melhoria da qualidade dos produtos e processos;
    - Melhoria do rendimento dos colaboradores e respectiva qualidade de vida;
    - Redução dos custos;
    - Desenvolvimento do espírito de equipe.
    Resultados Esperados:
    Programa de Participação nos Resultados documento e disseminado na organização, validado pelo respectivo Sindicato dos trabalhadores, e em conformidade com a Lei n.º 10.101 de 19/12/00.

    Gestão de Processos
  • Consultoria em Controle Estatístico de Processo (CEP).
    O que é / Objetivos:
    É aplicação de métodos estatísticos para análise, controle e melhoria contínua do processo.
    Benefícios para a Empresa:
    • Aumento do desempenho do processo (redução da dispersão);
    • Redução de desperdícios (retrabalho, refugos, concessões e correções);
    • Aumento da competitividade da empresa, por meio de custo competitivo;
    • Aumento da confiabilidade e satisfação do cliente.
    Resultados Esperados:
    • Adequação do sistema de medição;
    • Implementação de um sistema de controle de processo com foco na prevenção;
    • Determinação da capabilidade do processo;
    • Estruturação do ciclo de melhoria contínua por meio do CEP.
  • Gestão de Projetos
    O que é / Objetivos:
    Desenvolver competências para uma gestão eficaz de Projetos baseado na metodologia PM Bok- 3ª ed. através da utilização de metodologias e ferramentas adequadas par o bom gerenciamento de projetos.
    Benefícios para a Empresa:
    • Maior satisfação do cliente;
    • Melhor utilização dos recursos para o desenvolvimento de Projetos;
    • Cumprimento dos prazos;
    • Melhora na qualidade dos Produtos;
    • Estabelecimento de plano de contenção para minimização de impactos;
    • Escolha de metodologia adequada ao Produto X Processo X Projeto;
    • Maior lucratividade;
    • Melhor utilização das competências organizacionais durante o Projeto.
    Resultados Esperados:
    • Necessidade levantamento de treinamento em gestão de Projetos;
    • Aplicação de Metodologia para Desenvolvimento de Projetos;
    • Gestão e Controle de Projetos eficaz.
  • Gestão por Processos
    O que é / Objetivos:
    Identificar através do mapeamento de processos oportunidades de melhoria, de redução de custos, aumento da produtividade utilizando ferramentas para identificação, análise e controle (BPM, PDCA, DMAIC, Sistemas da Qualidade) eliminando desta formas as perdas durante o processo promovendo o aumento da competitividade organizacional.
    Benefícios para a Empresa:
    • Definição clara de estratégia de processos;
    • Melhoria no ambiente organizacional;
    • Redução dos custos operacionais;
    • Otimização do lay out organizacional;
    • Melhor aproveitamento das competências organizacionais;
    • Melhoria na produtividade
    Resultados Esperados:
    • Necessidade levantamento de treinamento em gestão de Projetos;
    • Aplicação de Metodologia para Desenvolvimento de Projetos;
    • Gestão e Controle de Projetos eficaz.
  • Implantação do Programa 5S
    O que é / Objetivos:
    O Programa 5S tem por objetivo promover mudanças nas atitudes e hábitos dos colaboradores visando a melhoria contínua nos processos, produtos e no ambiente como um todo, garantindo assim a produtividade e a competitividade da empresa.
    - Preparação do ambiente para a qualidade total;
    - Melhoria das condições de trabalho;
    - Redução de desperdícios de materiais e tempo;
    - Aumento de produtividade;
    - Melhoria do aproveitamento do espaço físico;
    - Melhoria da qualidade de vida;
    - Incentivo à criatividade;
    - Redução de custos;
    - Melhoria de lay-out e fluxo dos processos;
    - Prevenção de acidentes;
    - Melhoria da integração entre os colaboradores;
    - Facilitar a localização de documentos através do gerenciamento visual;
    - Melhorar o moral dos colaboradores;
    - Criação de procedimentos internos.
    Benefícios para a Empresa:
    • Agilização dos processos através da racionalização de tarefas e definição de responsabilidades;
    • Eliminação de retrabalhos e desperdícios;
    • Organização da documentação;
    • Redução de custos internos;
    • Criação de consciência voltada para a competitividade da empresa;
    • Melhoria do ambiente de trabalho;
    • Aumento na produtividade;
    • Melhoria da imagem da empresa.
    Resultados Esperados:
    • Melhor ambiente de trabalho
    • Maior competitividade
    • Espírito de equipe
  • Implantação do Sistema de Gestão da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)
    O que é / Objetivos:
    É uma metodologia de identificação e prevenção de situações, ações ou locais que representem riscos de veiculação de doenças através dos alimentos. O método APPCC tem por objetivo analisar de forma personalizada cada etapa da operação de produção do alimento, levando em consideração o contexto dos recursos estruturais e humanos disponíveis na empresa. Busca identificar os perigos potenciais à segurança do alimento desde a obtenção das matérias-primas até o consumo, estabelecendo em determinadas etapas (Pontos Críticos de Controle), medidas de controle e que garantam, ao final do processo, a obtenção de um alimento seguro e com qualidade.
    Benefícios para a Empresa:
    • Aumenta a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos;
    • Amplia as possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais;
    • Atende a exigência de países importadores;
    • Aumenta a competitividade da empresa;
    • Atende a legislação em vigor;
    • Avalia os resultados apresentados pela auditoria interna do plano APPCC de forma consistente e coerente;
    • Atende às expectativas do mercado;
    • Aumenta a produtividade, controle de desperdícios, organização e limpeza;
    • Reduz os custos operacionais, as perdas de matérias-primas e produtos;
    • Maior credibilidade junto ao cliente – marketing para a empresa;
    • Maior satisfação do consumidor.
    Resultados Esperados:
    • Comprovação, através de documentação técnica apropriada, que determinado processo produtivo/manipulação é seguro;
    • Maior controle das causas de perda da qualidade e da ocorrência de perigo nos alimentos;
    • Redução dos custos de processos (retrabalho, desperdício);
    • Garantia da produção de alimentos seguros à saúde do consumidor;
    • Avaliar os resultados apresentados pela auditoria interna do plano APPCC de forma consistente e coerente.
  • Sistema de Gestão da Análise de Sistemas de Custos
    O que é / Objetivos:
    É uma metodologia de identificação e análise dos processos de custos utilizados pela empresa e proposição de ajustes e para maior precisão dos valores apurados para assim reduzi-los. A análise tem por base os custos diretos e indiretos de produção, bem como os custos administrativos e demais custos não identificados ao produto. O método prevê a análise individualizada dos processos empresarias e as formas de coleta das informações de custeio e as formas de apropriação dos mesmos. O objetivo é fazer que a maior quantidade de custos indiretos possam ser diretamente ligados aos produtos, reduzindo rateios e eliminando distorções. O objetivo final é definir juntamente com a empresa, a melhor forma de representar os custos do negócio, visando um melhor entendimento do negócio, permitindo, portanto a tomada de decisão de melhor qualidade.
    Benefícios para a Empresa:
    • Aumentar a precisão dos custos apurados.
    • Reduzir as distorções dos custos dos produtos.
    • Atribuição direta dos custos identificáveis com os produtos.
    • Alteração da cultura organizacional da gestão de atividades e custos – todos sabem atividades (serviços) que realizam, quanto custa, quanto “compram” destas atividades dos demais setores e para quem e por quanto “vendem” as suas próprias atividades. Desta forma, fica claro quais os serviços que realmente agregam valor para empresa ou não – aqueles que ninguém quer “comprar” são de baixo valor, assim como permite a comparação dos custos dos serviços dentro da empresa (entre setores ou filiais), ou com o mercado (outras empresas).
    • Aplicação clara dos custos indiretos de produção, por exemplo, luz, água, supervisão, pesquisa, planejamento, marketing, etc., diretamente ao produto

    Resultados Esperados:
    • Eliminação da distorção dos custos do produto, diretos e indiretos.
    • Redução de custos através da gestão adequada dos mesmos.
    • Melhoria nas informações de custos produtivos, ajudando na identificação e eliminação das ineficiências
    • Melhoria na gestão administrativa, eliminando processos que não agregam valor, através do modelo de cliente – fornecedor de serviços dentro da empresa
    • Melhor qualidade na formação do preço de venda através da identificação adequada dos custos dos produtos

    Gestão Estratégica
  • Diagnóstico Empresarial Modularizado
    O que é / Objetivos:
    É uma metodologia de diagnóstico empresarial na forma modular com o objetivo de avaliação da gestão nos níveis estratégicos, gerenciais e operacionais que permite mensurar o nível de maturidade da gestão e oportunizar ações para aumento da performance das organizações no ambiente competitivo
    Benefícios para a Empresa:
    • Conhecimento do nível de maturidade da gestão e status de cada módulo avaliado;
    • Aumento da competitividade da empresa mediante implementação de soluções integradas propostas

    Resultados Esperados:
    • Relatório contendo informações decorrentes da análise da gestão de forma a permitir a tomada de ações a partir da identificação de oportunidades para melhoria;
    • Conhecimento e/ou ratificação das forças competitivas da organização;
    • Proposição de soluções integradas para aumento da performance no ambiente competitivo;
  • Gestão Estratégica - BSC
    O que é / Objetivos:
    Construção e Implementação do Sistema de Medição do Desempenho com base no Balanced Scorecard.
    Benefícios para a Empresa:
    • Construção da estratégia específica da agência e sua tradução em termos operacionais;
    • Alinhamento e vínculo dos componentes da estratégia (Objetivos, Indicadores, Metas, Iniciativas e Ações);
    • Comunicação da estratégia para toda a agência;
    • Implementação de um processo de gestão estratégica eficaz e integrada.

    Resultados Esperados:
    • Construção da estratégia específica da agência e sua tradução em termos operacionais;
    • Alinhamento e vínculo dos componentes da estratégia (Objetivos, Indicadores, Metas, Iniciativas e Ações);
    • Comunicação da estratégia para toda a agência;
    • Implementação de um processo de gestão estratégica eficaz e integrada.
  • Planejamento Estratégico
    O que é / Objetivos:
    É o processo de formulação das estratégias, enfatizando a análise do setor de atuação, do macro ambiente e do modelo de negócio da organização. Também examina e propõe ferramentas/metodologias que visam melhorar a produtividade do processo de implementação das estratégias, incluindo a definição de indicadores, o desdobramento das metas e planos para as diversas áreas da organização e o acompanhamento dos ambientes internos e externos.
    Benefícios para a Empresa:
    • Maior alinhamento entre as diversas áreas e Lideranças;
    • Definição clara do caminho escolhido para posicionar a empresa de forma competitiva;
    • Ampliação das possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais;
    • Aumenta a competitividade da empresa;

    Resultados Esperados:
    Os principais resultados esperados com a realização do planejamento estratégico são:

    - Definição das Diretrizes Estratégicas da Organização;
    - Desenvolvimento dos colaboradores nos aspectos gerenciais vinculados ao processo de planejamento estratégico;
    - Consolidação da sistemática participativa para elaboração do planejamento estratégico;
    - Aprimoramento da sistemática de planejamento;
    - Otimização do uso de recursos;
    - Estruturação do documento consolidado do planejamento estratégico;
    - Definição de estratégias consistentes e coerentes;
    - Modelo de Negócio competitivo.

    Contato
  • consultorias@sc.senai.br
PAINEL DE BUSCA
Cursos
Aprendizagem Qualificação/Aperfeiçoamento
Ensino Médio Técnico Superior Pós-Graduação
Refine a sua busca
Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia Consultoria Especializada





Serviços Laboratoriais Encontre o SENAI perto de você

Selecione seu município de interesse em Santa Catarina e veja qual é o SENAI mais próximo:



Balneário Camboriú Blumenau Brusque Caçador Canoinhas Capinzal Capivari de Baixo Chapecó Concórdia Criciúma Florianópolis Indaial Itajaí Jaraguá do Sul Joinville Lages Luzerna Mafra Pomerode Rio do Sul Taió São Bento do Sul São João Batista São José São Lourenço do Oeste São Miguel do Oeste Tijucas Tubarão Videira Xanxerê Schoreder Timbó Palhoça Curitibanos Campos Novos Fraiburgo Guaramirim Itapiranga Otacílio Costa Seara Rio Negrinho Pinheiro Preto Porto União Xaxim Joaçaba Ituporanga São Francisco do Sul

REDES SOCIAIS Twitter Youtube RSS Facebook

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga nº 2765. Itacorubi,
CEP: 88034-000 - Florianópolis / SC - Brasil.   ver mapa

Fone: (48) 3231-4100 / Fax: (48) 3334-1578