FIESC - Federação das indústrias de Santa Catarina SENAI - A indústria do conhecimento
Esqueci minha senha

SISTEMA DE GESTÃO


Acesse o Relatório de Gestão 2010 do SENAI.

A Instituição

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Santa Catarina - SENAI/SC, entidade integrante do Sistema FIESC, foi criado em 1954 com o objetivo de formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial.

Inicialmente, as atividades constituíram-se, basicamente, na escolarização de trabalhadores através de aprendizagem industrial.

Nos anos 90, as inovações tecnológicas demandaram ao SENAI/SC novos desafios nas áreas de Educação Profissional e dos Serviços Técnicos e Tecnológicos.

Hoje, os investimentos se direcionam prioritariamente para tecnologia de ponta, no atendimento às empresas e à comunidade por meio de atividades relacionadas à educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos, contando com uma estrutura de laboratórios e recursos didáticos distribuídos em unidades no Estado de Santa Catarina.

Modelo de Gestão é a Base da Conquista

O SENAI/SC possui um Sistema de Gestão baseado no modelo do Prêmio Nacional de Qualidade e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001 e da norma NBR ISO 17025.

Nossa organização mantém um ambiente voltado para excelência, incentivando a cultura da qualidade, representada pelas Diretrizes Organizacionais (negócios, missão, visão, política e valores) que são constantemente divulgadas e disseminadas por todos os colaboradores.

Utilizando-se de modernas práticas de gestão, sistematizadas e padronizadas através de Manuais e Instruções Corporativas e Procedimentos, o SENAI/SC possui uma estrutura ágil e flexível, realizando todas suas atividades com alto nível de eficiência e eficácia, buscando superar todas suas metas e objetivos, com satisfação dos seus clientes.

Todas as unidades estão incluídas no Sistema de Gestão com base nos critérios do PNQ, passando anualmente por auditorias internas e externas, realizando assim ciclos de aprendizado e melhoria das práticas.

A certificação pela Norma ISO 9001 abrange 13 Unidades:

- Direção Regional, Itajaí, Jaraguá do Sul, Tijucas, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Chapecó, Brusque, Rio do Sul, Caçador, Criciúma e Florianópolis.

Em relação a Norma ISO 17025 os laboratórios da rede de metrologia do SENAI/SC seguem seus requisitos e são acreditados em diversos organismos como: Inmetro, MAPA, ANVISA e CCB.

O modelo de gestão adotado pelo SENAI/SC, é resultado de uma dinâmica peculiar, orientada para responder de forma eficaz e competente à crescente demanda por valor agregado.

"Depois de testadas e absorvidas pelos processos internos, algumas das ferramentas ganham status de produtos ou serviços de consultoria e passam a ser disseminadas no setor industrial", lembra o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.

A adoção de uma gestão alinhada ao MEG - Modelo de Excelência na Gestão começou a ser construída pelo SENAI/SC em 1998, quando a instituição deu início à implantação de um modelo de gestão alicerçado no atendimento às demandas e na busca pela excelência, sendo este modelo consolidado com a conquista da condição de finalista do PNQ, ocorrida em 2004 estando mantido até os dias de hoje.

Uma das vantagens da adoção do Modelo do PNQ é a integração das diversas ferramentas e sistemas gerenciais que o modelo propicia, pois os sistemas possuem uma interface comum entre eles.

São utilizados pela entidade, entre outras, as seguintes ferramentas de gestão: BSC – Balanced Scorecard; Sistema ERP; Plano de Desenvolvimento de Pessoas; Avaliação da Qualidade do Produto; Contrato de Gestão; Programa de Participação nos Resultados; Educação por Competência, entre outros.

Destaca-se que muitas destas ferramentas de gestão foram implantadas de forma pioneira no Sistema SENAI.

A adoção de práticas de gestão de forma sistematizada e baseada na inovação e aprendizado contínuos tem como conseqüência muitos resultados favoráveis, tanto em aspectos financeiros como em não-financeiros (clientes, sociedade, produção, etc.).

Histórico da Busca pela Excelência no SENAI/SC

2009 - 6° ano consecutivo como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar e medalha de Bronze no 40° Workskills no Canadá.
2008 - Referência Nacional em e-learning Brasil 2008/2009, 5° ano consecutivo como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, Destaque no tema Governo e Sociedade no Anuário Expressão Gestão Sustentável.
2007 - 4° ano consecutivo como uma das 100 melhores empresas para trabalhar, 25 melhores empresas para os executivos trabalharem, marca preferida em capacitação profissional em SC, segundo pesquisa IMPAR e medalha de prata na 39° Worskills, no Japão, Top Of Mind Cursos e Treinamentos Técnicos e Profissionais segundo instituto MAPA.
2006 - Reconhecimento como uma das 30 empresas mais intra-empreendedoras do Brasill segundo o IBIE - Instituto Brasileiro de Intra-Empreendorismo, 3° ano consecutivo como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, Premio Top Educacional Prof. Mario Palmares (ABMES)
2005 – Reconhecimento do Great Place to Work Institute por estar classificado entre as 100 melhores empresas para trabalhar na América Latina e o Reconhecimento do Guia Exame e Você S/A, pelo 2º ano consecutivo, classificado entre as 150 melhores empresas para trabalhar; Destaque no tema Público Interno no Anuário Expressão de Gestão Social.
2004 – 1ª Candidatura ao PNQ com a conquista do Reconhecimento de Finalista pela FNQ; Sistematização dos Fóruns de Aprendizado e do Programa de Benchmarking; Reconhecimento do Guia Exame e Você S/A (150 melhores empresas para trabalhar, 50 melhores empresas para as mulheres trabalharem e 50 melhores empresas para os executivos trabalharem).
2003 – Avaliação da Qualidade do Produto e Implantação do Sistema de Custos ABC.
2002 – Certificação ISO 9001:2000; Educação por Competência nos Cursos Superiores de Tecnologia e Avaliação de Desempenho por Competência dos Colaboradores.
2001 – BSC – Balanced Scorecard; Sistema ERP e Avaliação anual das Unidades com base no PNQ.
2000 – Conselho de Educação e Reestruturação do Sistema de Gestão.
1999 – Credenciamento de 4 Laboratórios e Conquista do Prêmio Banas Qualidade.
1998 – Contrato Gestão; PPR – Programa de Participação nos Resultados e Titulações Cenatec e Cemep.
1997 – Certificação ISO 9002.

Como ler aquivos PDF em seu computador?

Para visualizar arquivos PDF, basta obter o programa Adobe Acrobat Reader gratuitamente no site da Adobe e instalar no seu computador.

Clique aqui para fazer o download do instalador.

PAINEL DE BUSCA
Cursos
Aprendizagem Qualificação/Aperfeiçoamento
Ensino Médio Técnico Superior Pós-Graduação
Refine a sua busca
Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia Consultoria Especializada





Serviços Laboratoriais Encontre o SENAI perto de você

Selecione seu município de interesse em Santa Catarina e veja qual é o SENAI mais próximo:



Balneário Camboriú Blumenau Brusque Caçador Canoinhas Capinzal Capivari de Baixo Chapecó Concórdia Criciúma Florianópolis Indaial Itajaí Jaraguá do Sul Joinville Lages Luzerna Mafra Pomerode Rio do Sul Taió São Bento do Sul São João Batista São José São Lourenço do Oeste São Miguel do Oeste Tijucas Tubarão Videira Xanxerê Schoreder Timbó Palhoça Curitibanos Campos Novos Fraiburgo Guaramirim Itapiranga Otacílio Costa Seara Rio Negrinho Pinheiro Preto Porto União Xaxim Joaçaba Ituporanga São Francisco do Sul

REDES SOCIAIS Twitter Youtube RSS Facebook

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga nº 2765. Itacorubi,
CEP: 88034-000 - Florianópolis / SC - Brasil.   ver mapa

Fone: (48) 3231-4100 / Fax: (48) 3334-1578