SENAI - A indústria do conhecimento

Ajustador Mecânico em Geral

Unidade: SENAI/SC - Rio do Sul


  • Área

    Metalmecânica – Mecânica
  • Nível

    Qualificação / Aperfeiçoamento
  • Carga Horária

    Módulo Único - 300hs

Nã há turmas agendadas.Aviso! Não há turmas agendadas no momento.

Público-alvo

Comunidade em geral e profissionais da área de mecânica industrial que necessitam aprimorar os conhecimentos e as técnicas de trabalho

Objetivos

Capacitar o participante a desenvolver conhecimentos e habilidades para a área de fabricação, ajustagem de peças e montagem de conjuntos mecânicos.

Pré-Requisitos

Não há

Conteúdo programático

- Calculo Técnico: RPM, Velocidade de corte, Relação de Transmissão, Cálculo de Roscas, Cálculo de Avanços de Corte, Anéis Graduados, Cálculo para curvar materiais, Cálculo de Tolerâncias Dimensionais.

- Metrologia: conceito, transformação de unidades de medidas do sistema métrico decimal e sistema inglês de medidas, régua graduada, esquadros de precisão, instrumentos de controle e verificadores, instrumentos e utensílios de traçar, paquímetro, micrômetro, goniômetro, relógio comparador, calibradores e tolerância dimensional.

- Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico: Introdução e classificação dos desenhos, figuras geométricas, sólidos geométricos, linhas convencionais, esboço, projeção ortogonal 1º diedro, vistas ortográficas, cotagem, perspectiva isométrica, cortes e seções; corte total, meio corte, seções, omissão de corte, encurtamento, vistas auxiliares, simbologia de usinagem, escalas, rugosidade, elementos de máquinas, desenhos de conjunto e detalhes.

- Tecnologia Mecânica: Aços e ferros fundidos, materiais metálicos não ferrosos, tratamento térmico dos aços, máquinas e equipamentos para usinagem de materiais, equipamentos e ferramentas para fixação de peças, anéis graduados, ferramentas de corte, gabaritos, machos de roscar e cossinetes, roscas triangulares, lubrificação, rolamentos, buchas de fricção, polias e correias.

- Prática de Oficina: limar superfície plana e paralela, limar superfície plana em ângulo, limar material fino, limar superfície côncava e convexa, traçar com graminho, serrar manualmente, talhar, furar na furadeira, rebaixar e escarear furos, roscar manualmente com macho e cossinete, aplainar superfície plana, superfície plana paralela e em ângulo, aplainar rebaixos e estrias, aplainar rasgos, calibrar furo com alargador cilíndrico, calibrar furo com alargador regulável e cônico, afiar ferramentas de uso manual, afiar broca helicoidal, afiar ferramentas de corte e rosca, temperar e revenir, afiar broca helicoidal, rasquetear e embuchar, retirar e colocar rolamentos, alinhar elementos de transmissão.

Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-481212 ou diretamente com o SENAI em Rio do Sul.


Compareça à unidade com seu CPF, RG e comprovante de residência para efetivar sua inscrição

O SENAI reserva-se ao direito de não realizar o curso caso o mesmo não apresente o número mínimo de alunos.

SENAI Unidade Rio do Sul - Estrada da Madeira nº 3000, Barragem, 89160-000 - Rio do Sul/SC - 47 3531-2400 riodosul@sc.senai.br - Ver mapa