SENAI - A indústria do conhecimento

Técnico em Eletrotécnica

Unidade: SENAI/SC - Joinville


  • Área

    Eletroeletrônica
  • Nível

    Curso Técnico
  • Carga Horária

    Módulo Único - 1570hs
  • 1 turma em aberto no momento


  • Clique para realizar a inscrição
    • Turno:

      Noite
    • Número de vagas: 35

    • Período de Inscrição:

      De 21/10/2014 a 09/02/2015
    • Período da turma:

      De 09/02/2015 a 23/12/2016
  • Informações adicionais:

    DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRICULA: RG, CPF; Comprovante de Residência, Atestado de Frequência do 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para menores de 18 anos CPF e RG do responsável. O comprovante de residência deve estar em nome do candidato ou de pai e mãe. A seleção será por ordem de chegada. Aguardar a Unidade do SENAI/SC - Joinville entrar em contato com os candidatos selecionados para realizar a matricula* *Entrega dos documentos + assinatura do contrato + pagamento da matricula (valor da mensalidade). Para saber o investimento deste curso entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 48 1212. Procura informações sobre os cursos técnicos ofertados pelo PRONATEC? Confira o site especial no endereço? www.sc.senai.br/pronatec


  • Após o preenchimento total das vagas oferecidas, sua inscrição entrará em nossa Lista de Espera.

Você também pode realizar sua inscrição na unidade. Saiba como chegar.

Público-alvo

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Objetivos

a) O curso Técnico em Eletrotécnica tem por objetivo atender os princípios norteadores enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, a saber: 

Independência e articulação com o Ensino Médio; Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;  Desenvolvimento de competências para a laboralidade; Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização; Identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso; Atualização permanente dos cursos e currículos; Autonomia da escola em seu projeto pedagógico.

b) Fornecer ao aluno condições para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, necessárias ao desenvolvimento de atividades ou funções típicas, segundo os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho do Técnico em  Eletrotécnica.

c) Desenvolver, através dessa habilitação e  das qualificações profissionais intermediárias, que compõem o itinerário profissional, competências que favoreçam a laboralidade do profissional egresso desse curso.

d) Contribuir para o desenvolvimento técnico, econômico e social das empresas que utilizam serviços de Eletrotécnica.

e) Fornecer aos estudantes o conhecimento teórico e prático das diversas atividades da área de Eletrotécnica, permitindo que o futuro profissional descubra o seu verdadeiro potencial e inicie um processo de desenvolvimento de suas potencialidades da busca da sua realização profissional.

Pré-Requisitos

Para acesso ao Curso Técnico em Eletrotécnica o candidato deverá atender os seguintes requisitos: a) Escolaridade mínima: Candidatos matriculados no 2º ano do Ensino Médio ou de Estudos Equivalentes, ou ter concluído o Ensino Médio. b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos: - Comprovante de matrícula no 2º ano ou certificado de conclusão do Ensino Médio, ou de estudos equivalentes; - Cédula de Identidade (RG); - CPF; - Comprovante de residência; - RG e CPF do responsável legal e financeiro, caso o candidato seja menor de idade.

Conteúdo programático

Módulo Básico

1º Semestre

Comunicação Oral e Escrita - 60 h

Eletricidade - 180 h

Leitura e Interpretação de Desenho - 30 h

Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho - 30 h

Módulo 1: Sistemas Elétricos Prediais

2º Semestre

Desenho Técnico Aplicado - 60 h

Instalações Elétricas Prediais - 135 h

Manutenções Elétricas Prediais - 60 h

Segurança em Eletricidade - 45 h

Módulo 2: Sistemas Elétricos Industriais

3º Semestre

Eletropneumática e Eletrohidráulica - 75 h

Gestão da Manutenção - 75 h

Instalações Elétricas Industriais - 150 h

Módulo 3: Sistemas Elétricos de Potência

4º Semestre

Instalações de Sistema Elétrico de Potência - SEP - 90 h

Manutenções e Operações de Sistema Elétrico de Potência - SEP - 45 h

Projetos de Sistemas Elétricos - 165 h

Estágio/TCC

3º Semestre

Metodologia para Elaboração de Projetos - 30 h

5º Semestre

Estágio - 270 h

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - 70 h

Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-481212 ou diretamente com o SENAI em Joinville.


O SENAI reserva-se ao direito de não realizar o curso caso o mesmo não apresente o número mínimo de alunos.

SENAI Unidade Joinville Norte - Rua Arno Waldemar Döhler nº 957, Bairro Zona Ind. Norte, 89219-510 - Joinville/SC - 47 3441-7700 joinville@sc.senai.br - Ver mapa
SENAI Unidade Joinville Norte II - Rua Arno Waldemar Dohler, nº 308, Santo Antônio, 89219-030 - Joinville/SC - 47 3425-4077 joinville@sc.senai.br - Ver mapa
SENAI Unidade Joinville Sul - Rua Coronel Procópio Gomes, nº 911, Bucarein, 89202-300 - Joinville/SC - 47 3441-7600 joinville@sc.senai.br - Ver mapa