SENAI - A indústria do conhecimento

Técnico em Informática

Unidade: SENAI/SC - Florianópolis


  • Área

    Tecnologia da Informação
  • Nível

    Curso Técnico
  • Carga Horária

    Módulo Único - 1520hs

Nã há turmas agendadas.Aviso! Não há turmas agendadas no momento.

Público-alvo

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Objetivos

Competências Gerais esperadas ao final do curso:

Programar, testar e manter softwares, aplicando metodologias e padrões de desenvolvimento, normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental.

Objetivos Gerais:

 

a) O curso Técnico em Informática tem por objetivo atender os princípios norteadores enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, a saber: 

Independência e articulação com o Ensino Médio; Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;  Desenvolvimento de competências para a laboralidade; Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização; Identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso; Atualização permanente dos cursos e currículos; Autonomia da escola em seu projeto pedagógico.

b) Fornecer ao aluno condições para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, necessárias ao desenvolvimento de atividades ou funções típicas, segundo os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho do Técnico em  Informática.

c) Desenvolver, através dessa habilitação e  das qualificações profissionais intermediárias, que compõem o itinerário profissional, competências que favoreçam a laboralidade do profissional egresso desse curso.

d) Contribuir para o desenvolvimento técnico, econômico e social das empresas que utilizam serviços de Informática.

e) Fornecer aos estudantes o conhecimento teórico e prático das diversas atividades da área de Informática, permitindo que o futuro profissional descubra o seu verdadeiro potencial e inicie um processo de desenvolvimento de suas potencialidades da busca da sua realização profissional.

Pré-Requisitos

Para acesso ao Curso Técnico em Informática o candidato deverá atender os seguintes requisitos: a) Escolaridade mínima: Candidatos matriculados no 2º ano do Ensino Médio ou de Estudos Equivalentes, ou ter concluído o Ensino Médio. b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos: - Comprovante de matrícula no 2º ano ou certificado de conclusão do Ensino Médio, ou de estudos equivalentes; - Cédula de Identidade (RG); - CPF; - Comprovante de residência; - RG e CPF do responsável legal e financeiro, caso o candidato seja menor de idade.

Conteúdo programático

Módulo Básico

1º Semestre

Comunicação Oral e Escrita - 60 h

Introdução a Computação - 80 h

Lógica de Programação - 160 h

Módulo Específico I - Programação de Sistemas de Informação

2º Semestre

Gestão de Pessoas - 40 h

Modelagem de Banco de Dados - 80 h

Programação Desktop - 180 h

3º Semestre

Análise e Projeto de Sistemas - 80 h

Fundamentos de Engenharia de Software - 90 h

Metodologia para Elaboração de Projetos - 30 h

Tópicos Avançados de Banco de Dados - 60 h

Módulo Específico II - Programação de Internet

4º Semestre

Programação Web - 180 h

Testes de Software - 80 h

Estágio/TCC

5º Semestre

Estágio - 300 h

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - 100 h

Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-481212 ou diretamente com o SENAI em Florianópolis.


O SENAI reserva-se ao direito de não realizar o curso caso o mesmo não apresente o número mínimo de alunos.

Rod. Admar Gonzaga nº 2765, Itacorubi, 88034-000 - Florianópolis/SC - 48 3231-4100 - Ver mapa