FIESC - Federação das indústrias de Santa Catarina SENAI - A indústria do conhecimento
Esqueci minha senha
+A
-A
Tamanho do texto

Friday, 27 de April de 2012

:: Modelo exportação: Guatemala ganha escola profissional com padrão de SC

Florianópolis, 24.4.2012 - Das bases da arquitetura à metodologia de ensino, as impressões digitais do SENAI de Santa Catarina estão marcadas no Centro de Formação Profissional Brasil-Guatemala, inaugurado na sexta-feira, dia 20, em Huehuetenango, no norte do país da América Central. Resultado de um acordo de cooperação entre os governos dos dois países, a escola integra um programa da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e que conta com a parceria do SENAI.

A solenidade contou com a presença do Presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina. O Sistema FIESC foi representado pelo diretor de educação e tecnologia do SENAI, Antônio José Carradore. Adriano Fernandes Cardoso, que hoje representa o SENAI/SC na direção do CFP Brasil-Guatemala, e Evande João da Silva, que conduziu o início do projeto, também estavam presentes.

O Centro de Huehuetenango já conta com mais de 700 matrículas nas áreas de alimentos, metalmecânica, eletroeletrônica e automotiva. Em 4,5 mil metros quadrados de área construída, sua capacidade de atendimento, em três turnos, é de 1.500 alunos. A estrutura é composta de dez salas de aulas, 22 laboratórios, biblioteca, salas de coordenação, sala de direção, secretaria escolar e demais áreas administrativas.

O SENAI de Santa Catarina participa do projeto desde a concepção do projeto, em 2009, e fará a gestão compartilhada com o Instituto Técnico de Capacitação e Produtividade (Intecap) nos primeiros meses de atuação. Por isso, a escola segue o modelo de educação profissional adotado em Santa Catarina. Por exemplo, o projeto arquitetônico prevê a flexibilização de instalações elétricas e dos sistemas de comunicação, permitindo a adaptação a novas demandas.

Desde 2010, a instituição mantém um profissional gerindo o projeto in loco e mais de 30 colaboradores, de 10 cidades catarinenses, participaram do projeto, em suas diversas etapas. O SENAI de Santa Catarina coordenou especificação, aquisição e instalação de laboratórios e equipamentos, elaboração dos leiautes, logística, desenvolvimento de materiais didáticos. A instituição também realizou a capacitação pedagógica, técnica e de gestão de profissionais do Intecap na Guatemala e em missões a Santa Catarina.

O Centro de Formação Profissional Brasil-Guatemala é um dos maiores projetos de cooperação internacional realizado no exterior pelo Governo Brasileiro em parceria com o SENAI. Existem unidades semelhantes em Angola, Cabo Verde, Paraguai, Guiné Bissau e Timor Leste, além de outras nove em fase de estudos.

Huehuetenango

Capital de um departamento homônimo, Huehuetenango está localizada a 270 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país, e a 70 quilômetros da fronteira com o México. O departamento tem 850 mil habitantes, sendo que cerca de 10% residem na capital. A economia é baseada nos setores de agricultura, comércio e serviços. Nos 31 municípios do departamento, são falados pelo menos doze idiomas ou dialetos de origem maia.

Voltar para a lista de Notícias

PAINEL DE BUSCA
Cursos
Aprendizagem Qualificação/Aperfeiçoamento
Ensino Médio Técnico Superior Pós-Graduação
Refine a sua busca
Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia Consultoria Especializada





Serviços Laboratoriais Encontre o SENAI perto de você

Selecione seu município de interesse em Santa Catarina e veja qual é o SENAI mais próximo:



Balneário Camboriú Blumenau Brusque Caçador Canoinhas Capinzal Capivari de Baixo Chapecó Concórdia Criciúma Florianópolis Indaial Itajaí Jaraguá do Sul Joinville Lages Luzerna Mafra Pomerode Rio do Sul Taió São Bento do Sul São João Batista São José São Lourenço do Oeste São Miguel do Oeste Tijucas Tubarão Videira Xanxerê Schoreder Timbó Palhoça Curitibanos Campos Novos Fraiburgo Guaramirim Itapiranga Otacílio Costa Seara Rio Negrinho Pinheiro Preto Porto União Xaxim Joaçaba Ituporanga São Francisco do Sul

REDES SOCIAIS Twitter Youtube RSS Facebook

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga nº 2765. Itacorubi,
CEP: 88034-000 - Florianópolis / SC - Brasil.   ver mapa

Fone: (48) 3231-4100 / Fax: (48) 3334-1578