FIESC - Federação das indústrias de Santa Catarina SENAI - A indústria do conhecimento
Esqueci minha senha
+A
-A
Tamanho do texto

Thursday, 22 de September de 2011

:: SENAI oferecerá mais de 1.700 vagas em cursos gratuitos pelo Pronatec

Florianópolis, 20.09.2011 - Santa Catarina poderá ser o primeiro estado no país a oferecer formação inicial e continuada gratuita pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O planejamento para a realização dos cursos foi discutido pelas principais instituições de educação profissional nesta segunda (19), no prédio do Sistema FIESC. O programa ofertará no estado cerca de 6000 vagas, sendo 1.754 em cursos na área industrial, realizados pelas unidades do SENAI. A intenção é que os cursos iniciem já no dia 13 de outubro.

Em 2011, serão ofertados cursos de formação inicial e continuada (cursos de qualificação), com duração mínima de 160 horas/aula, destinados a alunos do terceiro ano do Ensino Médio que estudem em escolas públicas. Para o próximo ano, a expectativa é de oferecer em Santa Catarina 5 mil vagas em cursos técnicos e outras 15 mil em cursos de formação inicial e continuada, com duração mínima de 200 horas.

Além do SENAI - que cedeu sua estrutura de videoconferência para apresentar o programa para as regionais das entidades envolvidas - participaram do encontro representantes da secretaria estadual de educação, do Instituto Federal de Santa Catarina (IF SC), do Instituto Federal Catarinense (IFC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

"Quando falamos em educação, temos que desmistificar a questão dos atores envolvidos. Pois o estado, sozinho, não tem condições de suprir toda a demanda de educação profissional, já que a meta do Plano Nacional de Educação é de até 2016 duplicar o número de vagas em educação profissional", afirmou a diretora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Educação, Gilda Mara Marcondes Penha. A diretora lembrou que Santa Catarina possui hoje cerca de 300 mil jovens em idade para cursar o Ensino Médio, mas que 40% desses não chegam a esse nível. Um dos motivos seria a falta de ligação do ensino com o mundo do trabalho, o que promove a evasão.

Em sua fala, o diretor do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda, também lembrou que a instituição também tem como objetivo duplicar o número de matrículas em educação profissional até 2014. "Isso representa passar de 2 para 4 milhões o número de alunos atendidos no Brasil. Daí a importância do Pronatec, que é o primeiro programa a envolver todas as instituições de educação profissional", disse Arruda.

A seleção de alunos e pré-matrícula será realizada entre 28 de setembro e  6 de outubro. Os interessados devem procurar as secretarias de suas escolas.

Sobre o SENAI Santa Catarina

O SENAI/SC apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.

Voltar para a lista de Notícias

PAINEL DE BUSCA
Cursos
Aprendizagem Qualificação/Aperfeiçoamento
Ensino Médio Técnico Superior Pós-Graduação
Refine a sua busca
Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação Consultoria Especializada





Serviços Laboratoriais Encontre o SENAI perto de você

Selecione seu município de interesse em Santa Catarina e veja qual é o SENAI mais próximo:



Balneário Camboriú Blumenau Brusque Caçador Canoinhas Capinzal Capivari de Baixo Chapecó Concórdia Criciúma Florianópolis Indaial Itajaí Jaraguá do Sul Joinville Lages Luzerna Mafra Pomerode Rio do Sul Taió São Bento do Sul São João Batista São José São Lourenço do Oeste São Miguel do Oeste Tijucas Tubarão Videira Xanxerê Schoreder Timbó Palhoça Curitibanos Campos Novos Fraiburgo Guaramirim Itapiranga Otacílio Costa Seara Rio Negrinho Pinheiro Preto Porto União Xaxim Joaçaba Ituporanga São Francisco do Sul

REDES SOCIAIS Twitter Youtube RSS Facebook

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga nº 2765. Itacorubi,
CEP: 88034-000 - Florianópolis / SC - Brasil.   ver mapa

Fone: (48) 3231-4100 / Fax: (48) 3334-1578
linha melhores empresas para trabalhar