FIESC - Federação das indústrias de Santa Catarina SENAI - A indústria do conhecimento
Esqueci minha senha
+A
-A
Tamanho do texto

Friday, 26 de November de 2010

:: No SENAI, aluna com deficiência auditiva aprende uma profissão

Florianópolis, 26.11.2010 - Possuir deficiência auditiva não foi um empecilho para Kamila de Oliveira, de 17 anos, se capacitar profissionalmente e ter a chance de uma boa colocação no mercado de trabalho. Depois de quase um ano, Kamila está terminando o curso de aprendizagem industrial de confeccionador de calçados, que lhe possibilitou ter o primeiro contato com o mercado de trabalho e aprender uma profissão.

"Para mim, o SENAI foi realmente uma porta de entrada. Aprendi muito, superei meus limites e me sinto segura para enfrentar outros desafios e continuar sempre aprendendo", conta a estudante. Agora, Kamila diz ter se identificado com a área e que pretende seguir sua formação na área de design de moda.

A mãe de Kamila, Simone dos Santos, diz estar muito satisfeita com a evolução da filha. "Ela ganhou muito mais disciplina e responsabilidade nos horários", conta. A mãe afirma que o curso motivou a jovem a se superar. "Ela me surpreendeu muito. Todos os dias chega em casa contando as novidades, mostrando o que aprendeu, sempre com um sorriso nos lábios. Aprendeu a ter sonhos e que para realizá-los ela precisa progredir", diz.

Para Simone, um dos incentivos foi a proposta de aplicação dos conhecimentos do SENAI. "Aula prática é muito bom para um deficiente auditivo, pois eles aprendem fazendo e cada aprendizagem é uma conquista", avalia a mãe.

As ações de inclusão do SENAI foram intensificadas em 2010. A instituição promoveu a formação profissional de pessoas com deficiência e acompanhamento especial a cerca de 85 estudantes de cursos regulares e 285 em cursos de qualificação profissional. A entidade também capacitou colaboradores sobre a linguagem de sinais e realizou qualificações para a reinserção profissional de pensionistas do INSS.

O SENAI está com inscrições abertas para 201 turmas de Aprendizagem Industrial, com início em 2011. Os cursos são gratuitos e destinados a jovens que terminaram ou estejam terminando o Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 23 anos. Em todo estado são oferecidas 6.265 vagas, em 37 cidades.

 

Voltar para a lista de Notícias

PAINEL DE BUSCA
Cursos
Aprendizagem Qualificação/Aperfeiçoamento
Ensino Médio Técnico Superior Pós-Graduação
Refine a sua busca
Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia Consultoria Especializada





Serviços Laboratoriais Encontre o SENAI perto de você

Selecione seu município de interesse em Santa Catarina e veja qual é o SENAI mais próximo:



Balneário Camboriú Blumenau Brusque Caçador Canoinhas Capinzal Capivari de Baixo Chapecó Concórdia Criciúma Florianópolis Indaial Itajaí Jaraguá do Sul Joinville Lages Luzerna Mafra Pomerode Rio do Sul Taió São Bento do Sul São João Batista São José São Lourenço do Oeste São Miguel do Oeste Tijucas Tubarão Videira Xanxerê Schoreder Timbó Palhoça Curitibanos Campos Novos Fraiburgo Guaramirim Itapiranga Otacílio Costa Seara Rio Negrinho Pinheiro Preto Porto União Xaxim Joaçaba Ituporanga São Francisco do Sul

REDES SOCIAIS Twitter Youtube RSS Facebook

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
Rod. Admar Gonzaga nº 2765. Itacorubi,
CEP: 88034-000 - Florianópolis / SC - Brasil.   ver mapa

Fone: (48) 3231-4100 / Fax: (48) 3334-1578