Comunicado de Processo Seletivo


COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SENAI/SC 00172/2013



O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial torna público processo seletivo para atuar na cidade de Tijucas, observados os requisitos mínimos constantes a seguir.

Notas
Para o cargo de Especialista Horista a contratação é na modalidade horista com remuneração por hora efetivamente trabalhada, DE ACORDO COM O NÚMERO DE AULAS PREVISTAS PARA O MÊS, acrescida de DSR.
Para o cargo de Professor de Ensino Médio a contratação é na modalidade horista com remuneração por hora aula, acrescida de DSR.


PERFIL DO CARGO REQUISITADO
VAGA N.º OS 00172/2013 - 1 vaga(s)
Cargo: ESPECIALISTA I
Função: Especialista em Metalmecânica - (Usinagem)
Salário: R$ R$ 2.917,34
Carga prevista mensal: 220 Hrs.
Período: 13h às 17h e das 18h às 22h.
Formação Mínima: Graduação completa.
Experiência Mínima: 6 meses de experiência prática ou docência na área de Usinagem.
Conhecimentos Específicos: Desenho técnico: Normalização, Figuras geométricas, Sistemas de projeção ortogonal, 1º diedro e 3º diedro, Sistema de cotagem, Desenho em esboço, Escalas, Estudo de simbologias aplicadas ao desenho, Perspectivas isométricas, Cortes, Seções e rupturas, Tolerância dimensional, geométrica (forma e posição), de rugosidade e interpretação de desenho mecânico. Materiais e metrologia: Medições e ensaios,noções básicas de medição de dureza e Ensaios tração de materiais metálicos, Medição de rugosidade (Ra, Rt e Rz), Instrumentos manuais analógicos e digitais. Tecnologia de Usinagem de Materiais: Conceitos básicos sobre os movimentos e as relações geométricas da ferramenta de corte, Geometria de ferramentas de corte, Parâmetros de usinagem (temperatura, pressão, força, potência e desgaste), Materiais para ferramentas de corte, Avarias e desgastes de ferramentas,fatores que influenciam na geometria da ferramenta, processos de usinagem, operações nas máquinas-ferramentas, normas de segurança e meio ambiente. Processos de Usinagem: operações básicas em máquinas-ferramentas de usinagem convencional e com comando numérico computadorizado. Noções de Soldagem e Manutenção Mecânica, normas de segurança e meio ambiente. Conhecimentos pedagógicos: planejamento da aula, discurso, postura, relação com audiência, preparação e utilização de recursos didáticos, metodologia de educação por competência.
Competências Organizacionais: inovação, liderança, relações pessoais, pró-atividade, comprometimento com os resultados, organização Acesse a descrição completa das Competências.
Lista dos documentos necessários para admissão: Clique aqui



1. INSCRIÇÃO:

1.1 As inscrições iniciam dia 27/01/2013 e poderão ser feitas até o dia 11/02/2013, podendo ser prorrogadas a critério do SENAI/SC.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.sc.senai.br - item Quero Trabalhar no SENAI, Comunicado de Processo Seletivo 00172/2013.

1.2 O SENAI/SC reserva-se o direito de excluir do processo seletivo as inscrições cujos currículos estejam com informações incompletas.

1.3 O preenchimento das informações cadastrais e curriculares é de inteira responsabilidade dos candidatos. O SENAI/SC fará a avaliação curricular utilizando apenas as informações contidas nos currículos cadastrados no site.

1.4 O SENAI/SC não se responsabiliza por inscrições não realizadas por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

02.1 ETAPA: Análise curricular - Eliminatória: análise dos currículos recebidos para verificar a adequação dos candidatos ao perfil mínimo exigido.
Seguem para a próxima etapa os currículos que atendem a todos os requisitos descritos para formação e experiência no perfil da vaga.
Quando houver mais de 30 (trinta) candidatos que atendam ao perfil por vaga é realizada uma avaliação curricular, conforme anexo II (Critérios para Pontuação de Currículos) e os 30 currículos com maior pontuação são chamados para a prova teórica.

02.2 ETAPA: Prova teórica - Eliminatória:A prova escrita contará com questões objetivas dos temas de:
Português: Compreensão e interpretação de textos. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras (Semântica). Colocação pronominal.
Matemática: Geometria plana. Geometria espacial. Porcentagem. Probabilidade. Equações de 1º, 2º e 3º grau. Funções. Anagramas. Polinômios. Equações. Análise Combinatória. Juros simples. Contagem. Regras de Proporção.

Conhecimentos Específicos: Desenho técnico: Normalização, Figuras geométricas, Sistemas de projeção ortogonal, 1º diedro e 3º diedro, Sistema de cotagem, Desenho em esboço, Escalas, Estudo de simbologias aplicadas ao desenho, Perspectivas isométricas, Cortes, Seções e rupturas, Tolerância dimensional, geométrica (forma e posição), de rugosidade e interpretação de desenho mecânico.
Materiais e metrologia: Medições e ensaios,noções básicas de medição de dureza e Ensaios tração de materiais metálicos, Medição de rugosidade (Ra, Rt e Rz), Instrumentos manuais analógicos e digitais.
Tecnologia de Usinagem de Materiais: Conceitos básicos sobre os movimentos e as relações geométricas da ferramenta de corte, Geometria de ferramentas de corte, Parâmetros de usinagem (temperatura, pressão, força, potência e desgaste), Materiais para ferramentas de corte, Avarias e desgastes de ferramentas,fatores que influenciam na geometria da ferramenta, processos de usinagem, operações nas máquinas-ferramentas, normas de segurança e meio ambiente.
Processos de Usinagem: operações básicas em máquinas-ferramentas de usinagem convencional e com comando numérico computadorizado.
Noções de Soldagem e Manutenção Mecânica, normas de segurança e meio ambiente.


A nota mínima para que o candidato permaneça no processo seletivo é 6,0 (seis). O SENAI/SC reserva-se o direito de convocar número de candidatos limitado a 10 (dez) vezes o número de vagas.

OBS: Os candidatos aprovados NA AVALIAÇÃO CURRICULAR DEVERÃO APRESENTAR-SE PARA A PROVA TEÓRICA MUNIDOS DE DOCUMENTO COM FOTO E DO DIPLOMA OU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DA TITULAÇÃO EXIGIDA. (Quando da exigência de curso em andamento, a compravação é feita por comprovante de matrícula ou atestado de frequência). Caso ocorra alguma discrepância de informações haverá anulação do candidato no processo seletivo.



02.3 ETAPA: Prova prática - Eliminatória: Eliminatória: para a terceira etapa o SENAI/SC reserva-se o direito de convocar apenas os primeiros 10 (dez) colocados na prova teórica para cada vaga. A prova prática consiste na exposição do candidato às atividades práticas inerentes ao cargo que está concorrendo.

Será realizada em laboratório de metalmecânica, no qual os candidatos deverão realizar atividades relacionadas à usinagem. A duração é de aproximadamente 4 horas, conforme divulgado no cronograma.
A prova prática laboratorial será realizada nos laboratórios da Unidade de Tijucas.
Além dos conhecimentos técnicos descritos nos conhecimentos específicos, serão avaliadas competências comportamentais, como: Planejamento e Organização (capacidade de planejamento, planejar e executar suas atividades, estabelecendo sequência lógica de fabricação, dentro dos prazos estabelecidos), zelo (com os materiais, equipamentos, instalações, com o produto), comprometimento com os resultados (comprometer-se e agir de acordo com as regras estabelecidas), relações pessoais (atuar de forma interativa, ouvindo e respeitando as diferenças individuais), proatividade (adotar atitudes antecipadas para implementar ações e aceitar desafios, agilidade, dinamismo e flexibilidade), análise e solução de problemas (identificar, verificar causas e propor soluções adequadas para situações que se apresentarem), análise preventiva do trabalho (respeito às normas de saúde e segurança do trabalho.

O SENAI/SC fornecerá os equipamentos necessários.

A nota mínima para que o candidato permaneça no processo seletivo é 6,0 (seis).

02.4 ETAPA: Prova didática - Eliminatória:

A prova didática será uma aula teste apresentada à banca examinadora com tema:
" processo de torneamento cônico em torno convencional ", com duração de 30 minutos, sendo 20 minutos para apresentação e 10 minutos para arguição pela banca.
OBS: Os candidatos deverão comparecer à prova didática munidos de plano de aula, devendo entregá-lo em meio físico à banca examinadora.
Os candidatos terão autonomia para selecionar os recursos didáticos, sendo que o SENAI disponibilizará: computador, projetor de multimídia, quadro branco e pincéis.

Os candidatos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: Plano de aula, apresentação, voz, ritmo da aula, comportamento, relação com a audiência, discurso, domínio do conteúdo, relação entre teoria e prática e utilização de recursos didáticos.
Fará parte da prova didática a arguição sobre propostas ou conhecimentos na área de atuação.



A nota mínima para que o candidato permaneça no processo seletivo é 6,0 (seis).

Bônus de Pontuação: para os cargos que exigirem formação a partir de graduação completa, os candidatos aprovados em todas as etapas serão pontuados de acordo com a experiência profissional descrita no currículo. A pontuação terá variação de 0,4 a 1,5 pontos, considerando o tempo mínimo de 02 anos e pontuando no máximo até 10 anos, sendo: de 2 a 3 anos valem 0,4 pontos; de 3 a 4 anos valem 0,5 pontos; de 4 a 5 anos valem 0,6 pontos; de 5 a 6 anos valem 0,7 pontos; de 6 a 7 anos valem 0,8 pontos; de 7 a 8 anos valem 0,9 pontos; de 8 a 9 anos valem 1,1 pontos; de 9 a 10 anos valem 1,3 pontos e de 10 anos em diante valem 1,5 pontos. A pontuação obtida será somada à nota final do candidato.

3. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:



ETAPA
DATA
HORA
LOCAL
INSCRIÇÃO
27/01/2013
-
SENAI/SC - Tijucas

SENAI - TIJUCAS - BR 101, KM 163, CENTRO. FONE PARA CONTATO: (48) 3263 8600
AVALIAÇÃO CURRICULAR
13/02/2013
-
SENAI/SC - Tijucas

SENAI - TIJUCAS - BR 101, KM 163, CENTRO. FONE PARA CONTATO: (48) 3263 8600
RESULTADO AVALIAÇÃO CURRICULAR
13/02/2013
13:00
Site do SENAI/SC
PROVA TEÓRICA
14/02/2013
18:00
SENAI/SC - Tijucas

SENAI - TIJUCAS - BR 101, KM 163, CENTRO. FONE PARA CONTATO: (48) 3263 8600
RESULTADO PROVA TEÓRICA
15/02/2013
13:00
Site do SENAI/SC
PROVA PRÁTICA
18/02/2013
13:00
SENAI/SC - Tijucas

SENAI - TIJUCAS - BR 101, KM 163, CENTRO. FONE PARA CONTATO: (48) 3263 8600
RESULTADO PROVA PRÁTICA
21/02/2013
13:00
Site do SENAI/SC
PROVA DIDÁTICA
18/02/2013
13:00
SENAI/SC - Tijucas

SENAI - TIJUCAS - BR 101, KM 163, CENTRO. FONE PARA CONTATO: (48) 3263 8600
RESULTADO PROVA DIDÁTICA
21/02/2013
13:00
Site do SENAI/SC
RESULTADO FINAL
22/02/2013
13:00
Site do SENAI/SC

3.1 O resultado de todas as etapas do processo seletivo é divulgado no site do SENAI e no mural da Unidade nas datas acima informadas. Acompanhe as informações no site diariamente!

3.2 Será de responsabilidade do candidato buscar as informações referentes à próxima etapa da seleção, não tendo o SENAI/SC a obrigação de realizar convocação dos candidatos aprovados.

3.3 O candidato que tiver interesse em saber a nota obtida em cada etapa do processo seletivo deve enviar e-mail com solicitação para o endereço que consta ao final do Comunicado de Processo Seletivo.

3.4 O candidato que solicitar revisão de etapa deverá fazê-lo por escrito e assinado e entregue no endereço que consta no edital EM, NO MÁXIMO, 24 HORAS APÓS A DIVULGAÇÃO DA ETAPA EM QUESTÃO.

3.5 Como forma de otimizar o tempo disponível para realização dos processos seletivos, o SENAI poderá optar por realizar as etapas em um único dia (ou, se necessário, em dia subsequente). Dessa forma, o candidato participará de todas as etapas e, no caso de reprovação, as etapas seguintes serão desconsideradas para correção. O prazo para pedido formal de recurso (24 horas) será considerado após a divulgação do resultado final ou da última etapa.

4. CLASSIFICAÇÃO:

4.1- A nota final (NF) do candidato será obtida mediante média ponderada, aplicando-se a seguinte fórmula:

NF = ( PT + (PP X 2) + PD ) / 4

Onde:
PT = Nota da prova teórica
PP = Nota da prova prática
PD = Nota da prova didática


A nota de cada prova e a média final será expressa em números com duas casas decimais em notas de 0 (zero) a 10 (dez).



4.2- Em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver melhor desempenho no critério de maior peso.

4.3- O candidato que necessitar de condições especiais para a realização da prova deverá protocolar pessoalmente, ou por intermédio de Procurador, no endereço informado no Comunicado, requerimento no qual indicará as condições que necessita para a realização da prova.


5. DA HOMOLOGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

5.1 A relação dos candidatos aprovados em cada etapa do processo seletivo, bem como os procedimentos e prazos para admissão e revisão de provas serão publicados no site do Senai e também estarão disponíveis na Unidade do Senai onde existem a (s) vaga (s) em questão.

5.2 Após a conclusão de cada etapa e anteriormente à convocação dos candidatos para as próximas etapas, o resultado será divulgado no site. Ver cronograma do processo seletivo.

6. DA ADMISSÃO

6.1 Os candidatos aprovados serão admitidos em ordem classificatória, de acordo com o número de vagas, quando se caracterizar a necessidade efetiva e ficam comprometidos a assumir suas funções no SENAI apenas após a assinatura do contrato de trabalho.

6.2 Os candidatos remanescentes do processo seletivo comporão banco de dados e poderão ser aproveitados nos casos de desistência ou desclassificação de candidato selecionado, bem como para preenchimento de nova vaga na qual seja exigido perfil semelhante ou compatível, durante o período de validade do processo seletivo, obedecendo a ordem classificatória. Poderá haver aproveitamento de banco de dados por outras Unidades do SENAI/SC, sendo que o candidato que optar pela recusa da oportunidade em Unidade diferente daquela a qual se candidatou não terá prejudicada sua classificação no processo seletivo.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A inscrição do candidato, bem como sua participação no processo seletivo, caracteriza o pleno conhecimento sobre as instruções contidas neste comunicado, bem como expressa seu aceite com relação aos termos deste.

7.2 O presente processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, a partir da data de publicação dos candidatos classificados. Este prazo pode ser prorrogado por igual período, a critério da Direção Regional.

7.3 Fica assegurado ao SENAI/SC o direito de cancelar o processo seletivo antes da assinatura da CTPS, desde que devidamente justificado.

7.4 Após a divulgação dos candidatos aprovados e findo o prazo para revisão do processo seletivo, os currículos em meio físico dos candidatos reprovados ainda na análise curricular serão destruídos, permanecendo apenas o registro em banco de dados informatizado.

7.5 A participação de profissionais que já possuam vínculo empregatício com alguma das empresas integrantes do Sistema FIESC é permitida, no entanto, em caso de aprovação neste processo seletivo, o candidato deverá optar pelo vínculo que deseja manter.

7.6 A participação de candidato que já possua vínculo empregatício com o SENAI/SC somente será permitida desde que o mesmo possua enquadramento salarial igual ou inferior ao da vaga para a qual está se candidatando, em respeito ao art.7º, inciso VI, da Constituição Federal.

7.7. Somente poderá habilitar-se ao processo seletivo o candidato que não tenha sido demitido por justa causa pelas entidades que compõem o Sistema FIESC.

7.8. Ex-colaborador demitido sem justa causa ou que pediu demissão, aprovado em processo seletivo, deverá aguardar o decurso do prazo de 06 meses, contado da data da rescisão, para reingressar na entidade, observada a existência de vaga e ordem de classificação. Nesse interim, para as vagas disponibilizadas serão chamados os demais candidatos aprovados, seguindo a ordem de classificação.

7.9. Candidatos menores de 18 anos, aprovados no processo seletivo, não poderão ser contratados quando a função for considerada perigosa ou insalubre e quando for jornada noturna.



CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO



ANEXO I



Data de veiculação do edital: 27/01/2013
Data de veiculação da avaliação curricular: 13/02/2013
Data de veiculação da prova teórica: 15/02/2013



SENAI/SC - Tijucas / Rod BR 101 KM 163 - S/N - (48) 32638610 - fabiani.raimundo@sc.senai.br